Curiosidades

Curiosidades

Você sabia?

  • O nome Piraquê é a junção de PIRÁ (Peixe) e IQUÊ (Entrada) e normalmente significa um braço de rio procurado pelos peixes para desova.
  • A Praça do Mastro recebeu o nome de Praça Almirante Saldanha da Gama (1846 – 1895) em uma homenagem ao homem que ingressou na marinha aos 17 anos, sempre galgando postos até alcançar o de Almirante. Recebeu as condecorações da Campanha Oriental, da Guerra do Paraguai, da Rendição de Uruguaiana e a do Mérito Militar. Liderou a Segunda Revolta da Armada (1893). Ao estourar a revolta era o Diretor da Escola Naval e não quis se envolver no conflito, preferindo manter a neutralidade, pois não admitia a intromissão de militares da ativa na política partidária. Em 1895, foi morto em combate.
  • Quando a bandeira da praça está hasteada, significa que o Comodoro está no clube. No topo do mastro dos navios da Marinha do Brasil existe uma flâmula com 21 estrelas. Ela indica que o navio é comandado por um Oficial de Marinha. Em uma frota, a flâmula de comando é hasteada no topo do mastro principal indicando em qual embarcação está o comandante do agrupamento.
  • Nomes de espaços do clube são inspirados na marinha e no ambiente náutico. Conheça alguns deles: – Boate Galera: navio movido a remos ou a vela  – Boate Chalana: pequena embarcação fluvial de fundo chato, própria para o transporte de mercadorias – Salão Capitania: Chefe ou comando – Salão Escuna: tipo de veleiro caracterizado por usar velas de popa a proa em dois ou mais mastros.